Dicas para cuidar de sua Adenium
Primeiro, lembre-se de que as Adenium (Rosas do Deserto) são nativas de regiões com solo pobre e arenoso e climas quentes e ensolarados. Não espere que a planta prospere em solo excessivamente úmido, em um local com pouca luz. Além disso elas não são tolerantes ao frio e morrem, principalmente em temperaturas abaixo de 4ºC. Para que a planta prospere o ideal é mante-lá em temperatura média de 32ºC
Elas gostam de luz, a exposição ao sol através de janelas fornece luz suficiente para as plantas florescerem e crescerem. Já no jardim, escolha um local ensolarado que tenha alguma proteção contra o sol do meio-dia, pois isso pode queimar sua folhagem.
O solo é muito importante, por ela ser uma suculenta, é preciso ter uma excelente drenagem e cuidado com a rega, pois o excesso de água é o motivo mais comum delas morrerem.
Cultive adênios como uma planta tropical, exceto quando estão em dormência (que é por volta do inverno). A dormência é causada quando a temperatura da noite começa a ficar em torno de 15 graus. Este é o momento de reduzir a rega e a alimentação. A dormência é frequentemente sinalizada pelo repentino amarelecimento e queda da maioria ou de todas as folhas nos meses mais frios. Já vi isso acontecer se as plantas estiverem muito secas ou com uma mudança no clima, mas as plantas geralmente se recuperam rapidamente.
Sol direto é o melhor para cultivar sua rosa do deserto, mas também pode crescer bem em pelo menos 6 horas de sol, como contra uma casa ou em um pátio. Em partes mais quentes do Brasil, as plantas podem se queimar nos dias de calor extremo, mas geralmente é mais um problema nas plantas mais jovens.
Como muitas plantas, elas podem ter pragas, principalmente insetos carnudos, ácaros e percevejos, os ácaros são as pragas mais comuns.
Lembre-se de que este é o meu guia de cultivo de Adenium e métodos diferentes funcionarão em locais diferentes do Brasil. Por isso é bom sempre trocar informações conosco e em nosso grupo voltado para clientes.